sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Escolha ou opção forçada? - Banda/Coral


Passado o primeiro momento de “cornetar” as frescuras escolhas alheias, tentarei hoje falar de algo útil: a contratação de banda ou coral para tocar na igreja.

Quem vai casar na igreja católica (não conheço as outras pra falar) deve ter se deparado com aquele livrinho “simpático” que dita regras de conduta e “indica” profissionais cadastrados para serviços de música, foto e filmagem e decoração.

Esse livrinho, muitas vezes considerado como um empecilho para nossas escolhas, é importante, pois não podemos negar que há muitas pessoas sem noção, que se esqueceram de passar na fila do bom senso antes de nascer...

Em muitas igrejas é necessária a "escolha" de profissionais do livrinho, a menos que se pague uma multa para trazer empresas não cadastradas, que no meu caso seria a bagatela de R$ 1.000,00. Felizmente, no meu livro há várias opções (umas 8 bandas/corais e umas 25 empresas de foto e filmagem), portanto, antes de fechar a igreja verifique esse detalhe.

Para escolha da banda/coral sugiro que a noiva realize um filtro por e-mail ou telefone para saber sua formação (quantidade de músicos) e o valor do serviço. O filtro é importante para evitar perda de tempo de ir a empresas que não te interessam e arrastar seu noivo somente naquelas que parecem atraentes, evitando “desgastes” desnecessários no seu relacionamento. rs

Antes de ir às empresas, sugiro perguntar em que igreja as bandas irão tocar e ir lá assistir as cerimônias de casamento. É maçante? Até é.... eu e meu noivo assistimos uns 6 casamentos (bonzinho ele, né?), pelo menos, só pra verificar o serviço das bandas.

Analisamos, como nosso ouvido nada apurado, a afinação das bandas, o “gogó” dos cantores, os trajes utilizados, o comportamento deles durante a cerimônia.

Se somos chatos ou muito exigentes? Não somos não... vcs vão ver como é olhar casamento alheio, cada detalhe é observado, afinal, o que vc não gosta não vai querer ver no seu casamento.

Nessa de ver a apresentação das bandas já fomos descartando algumas... uma descartamos porque meu noivo não curtiu o “manda chuva” da banda que tinha aquele jeito de “eu sou o cara”. Desistimos de outra porque não gostamos do percussionista sem ritmo e do tenor, que na hora da Ave Maria perdeu a voz e acho que não encontrou até agora “AAAAv........ MA.......”.

O grande problema de muitas bandas é que a maioria dos músicos e cantores trabalha nelas como um bico ou hobby, só tocando e cantando de final de semana. Não são profissionais que vivem disso. Sabemos que é muito difícil viver somente de música em alguns casos, mas quando vc for fechar o contrato, pergunte na empresa sobre os profissionais que serão selecionados para o seu casamento.

As perguntas feitas na empresa como a seleção dos músicos para a escolha de bons profissionais não vai garantir que no dia do seu casamento não tenha algum músico “meia boca”, mas pelo menos vc sentirá se a empresa parece comprometida com a prestação de bons serviços.

O meu conselho final é: não feche a banda sem ver sua apresentação antes. Isso vale pra tudo! Parta do pressuposto que todas as pessoas que te atendem para vender os serviços de sua empresa são mega simpáticas, atenciosas e mostram seu melhor. Agora, quem tem que decidir se estas empresas são boas ou não é vc!

E peça descontos ou músicos adicionais. O meu noivo detesta isso e no nosso caso não adiantou, mas vai que...rs

Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados.
Se vc não tem conta no Google ou não quer usá-la, comente como Anônimo.
Caso seu comentário não apareça, tente inserí-lo novamente.
Beijo, Andresa